Alongamento

Alongar-se é um hábito muito importante não só pela função de preparar corpo para alguma atividade física mais intensa, é uma forma de manter o corpo mais saudável e prevenir os músculos de lesões e dores. Quem tem este hábito tem a oportunidade de manter o organismo em melhor equilíbrio. Alongar-se requer que você realize uma série de exercícios com grau de dificuldade de acordo com os limites de cada pessoa. Os benefícios são inúmeros e ajudam o melhor funcionamento do corpo como um todo, desde respiração, postura e minimiza dores. Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, para fazer alongamentos não é necessários ser praticante de alguma atividade física. O alongamento pode ser realizado em qualquer parte do dia - sempre que sentir necessidade alongue-se que só terá benefícios.
Os exercícios que compõem as séries de alongamentos trabalham todos os membros, pescoço, coluna, lombar, toráxica e pélvica. O alongamento é indicado tanto para praticantes de esportes ou qualquer outra atividade física quanto para sedentários. Para trabalhadores que utilizam de muitos exercícios repetitivos é indicado alongar pelo menos três vezes por dia as partes do corpo mais utilizadas para realizar tal exercício. Os benefícios do alongamento são:


• Minimiza tensões musculares em mais de 90%;
• Aumenta a oxigenação do cérebro;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Melhora a autoestima;
• Proporciona relaxamento;
• Melhora o funcionamento de todos os órgãos;
• Melhora a postura;
• Auxilia em tratamentos de problemas de estrutura;
• Indicado contra o estresse;
• Fornece melhor posicionamento a coluna vertebral;
• Diminui dores musculares;
• Previne as articulações de lesões;
• Aumenta a concentração;
• Melhora a respiração;
• Fornece melhor qualidade de vida.


Sempre que puder, ao acordar faça uma série breve de alongamentos com duração de dez segundos cada exercício. Trabalhe inclusive a coluna e pescoço ao acordar.
Se você trabalha com exercícios repetitivos procure se alongar com o decorrer do dia ou sempre que sentir necessidade. Trabalhe a parte afetada pelos exercícios repetitivos.
Se você pratica esportes e atividades físicas, alongue-se antes e principalmente depois das atividades, ainda com o corpo aquecido ou até quinze minutos após as atividades.

 

Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/beneficios-do-alongamento-para-a-saude/

 

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